segunda-feira, 30 de maio de 2011


A IMPORTÂNCIA DA REDAÇÃO EMPRESARIAL NA COMUNICAÇÃO INTERNA


   Se define como redação empresarial documentos e textos  redigidos no ambiente da empresa, como cartas, ofícios, atas, contratos, etc. que possuem como finalidade a comunicação entre os membros da mesma.

  A comunicação empresarial deve ser feita de forma clara e objetiva, impedindo assim possíveis erros de entendimento entre o gestor e os receptores da mensagem. Os documentos internos são usados na divulgação de decisões, para solicitações e também estão relacionados a função estratégica da empresa, influenciando no desenvolvimento, na lucratividade e estabilidade da  mesma.
   Na redação empresarial se deve respeitar o uso adequado da gramática, possuindo objetividade, clareza e uniformidade, além de evitar o uso de vícios de linguagem, chavões, tautologias, ou seja, repetições viciadas, coloquialismo, jargão técnico fora do contexto e verbosidade, complicar o que pode ser dito de forma simples e direta. 
   A comunicação interna ocorre geralmente de forma informal entre os membros da empresa, podendo distorcer as mensagens passadas. Sendo assim, a redação empresarial é utilizada para evitar estas distorções, de forma mais rebuscada e objetiva.


Bibliografia:
GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 2° ed. São Paulo: Makron Books, 2002.
MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. Sao Paulo: Atlas, 1989.

segunda-feira, 23 de maio de 2011




QUAL O ESPAÇO DA COMUNICAÇÃO NO ORNOGRAMA DA ORGANIZAÇÃO?



  Esta pergunta não é novidade no mundo das organizações. Ao contrário, é um tema bastante discutido na atualidade em encontros, palestras, seminários e até mesmo em conversas do cotidiano de colegas de trabalho. A resposta poderia ser simples como: Recursos Humanos (atualmente Gestão de Pessoas), Marketing, Comunicação Interna e Presidência, estes são setores mais ligados a comunicação de uma organização, mas será que só se aplica a estes setores? O que se vê hoje é uma inter-relação de todos os setores da organização envolvidos de forma harmoniosa e em sincronia, ou pelo menos essa é a proposta que nem sempre é alcançada na sua totalidade.
  A comunicação deixou de ser um sistema fechado nas empresas, restrito apenas a um setor exclusivo, pois a mesma passou a ser uma cultura, postura incorporada dos membros envolvidos, afinal é impossível não estar rodeado de alguma forma de comunicação e que não se faça uma absorção ainda que pequena deste contexto. Não há dúvidas de que a comunicação é, antes de tudo, um diferencial que agrega muitos valores para qualquer profissional independente da sua área de atuação.
  Os gestores na sua maioria tem um papel muito importante no incentivo e implantação dessa cultura mútua de comunicação. A comunicação interna nas organizações deve deixar de ser uma área isolada e se transformar em fator comum e natural, onde cada funcionário deve se tornar um agente de comunicação, todos devem se comprometer em disseminar a comunicação de forma clara, e os profissionais especializados, estes sim podem se tornar consultores, orientadores, ajudando a dar mais qualidade, aperfeiçoamento e fluidez no processo.
  Tornar a comunicação interna itinerante na atualidade é uma missão desafiadora em todas as organizações. Isso sem dúvida é um dos passos para se alcançar o sucesso na comunicação empresarial.

   Sônia Favaretto,

terça-feira, 17 de maio de 2011


  O QUE OCORRE QUANDO HÁ "FALTA" DE COMUNICAÇÃO ENTRE DIFERENTES COLABORADORES DE UMA EMPRESA? 
 

   Quem nunca ficou na dúvida sobre a melhor forma de mandar uma mensagem dentro da empresa?
   Uma das falhas que ocorrem dentro das organizações, é a falta de entendimento entre as diversas pessoas que trabalham em diferentes setores, criando situações inusitadas sobre a mensagem que deveria ser emitida de forma clara e objetiva e, no entanto algumas vezes o receptor (por erros de comunicação) não compreende de forma correta. Esse tipo de erro na comunicação pode comprometer toda estrutura da empresa, a depender da gravidade do erro.
   Portanto, se faz necessário que as mensagens emitidas por determinado setor à outros setores seja repassada de forma mais objetiva possível, para que não haja a possibilidade de várias interpretações sobre um único assunto.

Clik na imagem para ver em tamanho maior.

» Brincadeira feita pelo site Project Cartoon para demonstrar no que resulta a ausência de objetividade entre os funcionários de uma empresa, e até com o próprio cliente:

domingo, 15 de maio de 2011

DICAS PARA O MELHORAMENTO DA COMUNICAÇÃO INTERNA E SEU OBJETIVO
Entrevista com Mário Persona / Comunicação Interna



 Nesta entrevista com Mário Persona, palestrantes, professor, consultor de comunicação estratégica e marketing, é  citada a falta de preocupação das empresas com a comunicação interna e a pouca atenção dada a ela. Em um post feito neste blog sobre problemas na comunicação, é mostrado os problemas que a má comunicação nas organizações geram. É nesse contexto, que fiz uma pesquisas  para melhorar a comunicação interna.
Dicas: Identificar, solucionar e aperfeiçoar.
Dica 1-> levantamento de informações. por exemplo, ver qual é o publico alvo, realizar pesquisas;
Dica 2->Definir as medidas adotadas para uma boa comunicação. (
Dica3-> Se relacionar mais com os colaboradores (treinamentos na efetivação dos funcionários).

  Essa medidas, tem o objetivo de tornar o fluxo de informações qualificado, obter uma  boa relação entres funcionários e a melhor imagem da empresa para o público externo, afinal de contas a comunicação externa é melhor vista se a comunicação interna for satisfatoria. De dentro para fora.

domingo, 8 de maio de 2011

CONCEITO DE PÚBLICO NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

   
  Público nas organizações diz respeito ao grupo que desfruta de uma ampla liberdade de informação com ampla oportunidade de discussão e que se volta para uma organização a fim de externar
  Nas organizações existem vários tipos de públicos: o publico interno, referente a todos os empregados da empresa, até mesmo de uma família, o publico externo que são todos os grupos que utilizam os serviços de uma empresa como, por exemplo, imprensa, consumidores, entidades, concorrentes e outros, o publico misto que são os acionistas, distribuidores, fornecedores, ou seja, são os públicos internos e externos. Esses tipos de públicos são de extrema importância nas organizações para que possam ser conhecidas as suas opiniões, atitudes e reações frente aos atos e políticas das organizações.
  Além do conceito de público já visto, podem ser destacados alguns outros como: 
 - Públicos financeiros - Influenciam a capacidade da empresa de obter fundos, empresas de investimento e acionistas são os principais públicos financeiro.
 - Públicos de mídia - Divulgam novidades, notícias e opiniões editoriais.
 - Público geral - A imagem que o público tem da empresa isso afeta as decisões compra. Conhecer os tipos de públicos colabora para que  os profissionais da  comunicação possa resolver, e tomar medidas, com o objetivo de que haja uma maior interação entre os órgãos organizacionais e seus públicos.

MONTEIRO, Graça. <Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB>. Agosto de 2003. Acesso em 06/05/2011.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING

 De acordo com a conceituação de inúmeros autores, entre eles Wilson Bueno, Gaudêncio Torquato, Paulo Nassar, M. Kunsch, Saul Bekin, Amauri Marchese, a comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing  ou marketing interno). Portanto, a comunicação interna corre paralelamente com a circulação normal da comunicação que perpassa todos os setores da comunicação, permitindo seu pleno funcionamento.

 Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações.
 É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

 A comunicação interna trata de dar voz aos públicos internos, entender que eles são sim públicos internos e que eles precisam ser segmentados para a comunicação acontecer efetivamente.  Já o endomarketing é a “propaganda da empresa para seus públicos internos”. É diferente vender e entender, impor e dar voz. São idéias contrárias, assim como a comunicação interna e o endomarketing

 Comunicação envolve o vender, porém, sabemos que vender é diferente de ouvir. A comunicação interna vê e entende os funcionários como peças-chave para o crescimento de uma organização. O endomarketing precisa “vender” a empresa para os funcionários como possível forma de legitimação. Ambos são áreas distintas, mas que deveriam andar juntas. O endomarketing funcionaria melhor com os olhares e percepções da comunicação interna

sábado, 30 de abril de 2011


CONCEITO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL


Figura: Cronograma de comunicação organizacional integrada. Fonte: Kunsch, 1997.
 "Independentes, as organizações têm de comunicar entre si. O sistema Organizacional se viabiliza graças ao sistema de comunicação nela existente, que permitirá sua continua realimentação e sobrevivência, caso contrário, entrara em um processo de entropia e morte, Daí a imprescindibilidade da comunicação para uma organização social".  Margarida Kunsch.

 Segundo Kunsch, a comunicação organizacional é a junção da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa que interagem para o bom funcionamento de uma organização pública ou privada.
 A comunicação organizacional ocorre através da relação entre indivíduos, departamentos, unidades e organizações, causando efeitos como um todo, atingindo diretamente ou indiretamente a organização onde ocorre.
 O processo de comunicação possui os elementos básicos: fonte, codificador, canal mensagem, decodificador e receptor. Sendo assim se torna importante a forma de se comunicar e como transmitir a mensagem desejada, pois, segundo Hall, as relações sociais que ocorrem no processo de comunicação estão susceptíveis a choque de entendimento, onde a mensagem e a interpretação da mesma podem ser afetadas.
Scroferneker descreve três modelos de comunicação organizacional:
- A comunicação tradicional: onde a comunicação pode ser medida, padronizada e classificada.
- A comunicação interpretativa: onde as organizações são vistas como cultura e espaço de negociação das transações e discursos coletivo. Através da comunicação se constrói a idéia da realidade organizacional.
- A perspectiva crítica: onde a organização é vista como espaço de opressão e a comunicação é tomada como um objeto de dominação.

Em uma organização cada setor contribui para o bom funcionamento da mesma, sendo necessário um bom modelo organizacional para o sucesso de todos.


Bibliografia:
Planejamento de relações públicas na comunicação integrada, por  Margarida Kunsch.
O diálogo possível: comunicação organizacional e paradgima da complexidade, Scrofernerker.
UNIrevista - Vol. 1, n° 3 -Comunicação, linguagem e comunicação organizacional,Celsi Brönstrup Silvestrin. (julho 2006)
Gestão da Comunicação Organizacional. Conhecendo as ferramentas e suas aplicabilidades / Cavalcante, Shirley Maria. João Pessoa, 2008.