COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING

Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações.
É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.
A comunicação interna trata de dar voz aos públicos internos, entender que eles são sim públicos internos e que eles precisam ser segmentados para a comunicação acontecer efetivamente. Já o endomarketing é a “propaganda da empresa para seus públicos internos”. É diferente vender e entender, impor e dar voz. São idéias contrárias, assim como a comunicação interna e o endomarketing
Comunicação envolve o vender, porém, sabemos que vender é diferente de ouvir. A comunicação interna vê e entende os funcionários como peças-chave para o crescimento de uma organização. O endomarketing precisa “vender” a empresa para os funcionários como possível forma de legitimação. Ambos são áreas distintas, mas que deveriam andar juntas. O endomarketing funcionaria melhor com os olhares e percepções da comunicação interna