sábado, 30 de abril de 2011


CONCEITO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL


Figura: Cronograma de comunicação organizacional integrada. Fonte: Kunsch, 1997.
 "Independentes, as organizações têm de comunicar entre si. O sistema Organizacional se viabiliza graças ao sistema de comunicação nela existente, que permitirá sua continua realimentação e sobrevivência, caso contrário, entrara em um processo de entropia e morte, Daí a imprescindibilidade da comunicação para uma organização social".  Margarida Kunsch.

 Segundo Kunsch, a comunicação organizacional é a junção da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa que interagem para o bom funcionamento de uma organização pública ou privada.
 A comunicação organizacional ocorre através da relação entre indivíduos, departamentos, unidades e organizações, causando efeitos como um todo, atingindo diretamente ou indiretamente a organização onde ocorre.
 O processo de comunicação possui os elementos básicos: fonte, codificador, canal mensagem, decodificador e receptor. Sendo assim se torna importante a forma de se comunicar e como transmitir a mensagem desejada, pois, segundo Hall, as relações sociais que ocorrem no processo de comunicação estão susceptíveis a choque de entendimento, onde a mensagem e a interpretação da mesma podem ser afetadas.
Scroferneker descreve três modelos de comunicação organizacional:
- A comunicação tradicional: onde a comunicação pode ser medida, padronizada e classificada.
- A comunicação interpretativa: onde as organizações são vistas como cultura e espaço de negociação das transações e discursos coletivo. Através da comunicação se constrói a idéia da realidade organizacional.
- A perspectiva crítica: onde a organização é vista como espaço de opressão e a comunicação é tomada como um objeto de dominação.

Em uma organização cada setor contribui para o bom funcionamento da mesma, sendo necessário um bom modelo organizacional para o sucesso de todos.


Bibliografia:
Planejamento de relações públicas na comunicação integrada, por  Margarida Kunsch.
O diálogo possível: comunicação organizacional e paradgima da complexidade, Scrofernerker.
UNIrevista - Vol. 1, n° 3 -Comunicação, linguagem e comunicação organizacional,Celsi Brönstrup Silvestrin. (julho 2006)
Gestão da Comunicação Organizacional. Conhecendo as ferramentas e suas aplicabilidades / Cavalcante, Shirley Maria. João Pessoa, 2008.

quarta-feira, 27 de abril de 2011


LIDERANÇA NA COMUNICAÇÃO INTERNA

  Quem nunca brincou de " telefone sem fio " quando era criança ? Que atire a primeira pedra, se formos ver o nosso cotidiano, podemos afirmar que esta ainda é uma prática muito comum nas nossas vidas, tanto pessoais, quanto profissionais. A Comunicação Interna nas organizações ainda é um obstáculo a ser enfrentado na busca da qualidade das informações passadas em todos os níveis. As notícias nem sempre são passadas de forma clara e coesa, por isso ocorre muitas distorções causando muitas vezes grandes problemas entre as pessoas. Uma grande prova disso é a chamada " rádio peão" tão disseminada nas organizações atuais, gerando um palco de fofocas, rumores e fatos contraditórios.

  Ao contrário do que se pensa trabalhar a forma como o fluxo de informações são transmitidas de maneira clara é de extrema importância em todas as estruturas organizacionais. Afinal a Torre de Babel pode acabar se transformando na Torre de Pisa.

  É justamente neste contexto que se faz necessário e presente a figura da Liderança nesse processo, visto que a sua colaboração é vista de forma coerente e impôe credibilidade para as pessoas de um grupo. A seguir iremos enumerar algumas práticas que podem ajudar a melhorar de modo significatico o processo de comunicação a serem adotados pela liderança :

1- O Gestor deve ser o principal dissesminador das informações oficiais para gerar confiança no que se é passado, evitando assim ruídos, distorções, fofocas e etc ;

2 - Fazer uso regular de reuniões com suas respectivas equipes ;

3 - Criar grupo de agentes de comunicação interna com um representante de cada departamento auxiliando assim a propagação das informações :

4 - A comunicação é uma via de mão dupla, passar a informação é importante, mas também é muito mais importante deixar livre a exposição para tirar dúvidas sobre os assuntos passados, saber ouvir também é uma parte muito diferenciadora do processo ;

5 - Deixar disponível as informações em outros dispositivos de circulação como ; murais de departamentos, e-mails corporativos, intranet e outros ;

  A seguir veja um exemplo de como se faz Comunicação Interna através da Liderança na prática com o trecho do filme " A Fuga das Galinhas " , nele é possível identificar várias posturas que um verdadeiro líder deve ter, levando os exemplos para o dia a dia de uma organização. A galinha chefe tem o ar de liderança, e isso fica claro do começo ao fim do vídeo. Ela apresenta idéias brilhantes, tem capacidade de motivar seu grupo, sabe se expressar e transmitir as informações necessárias e, principalmente sabe tomar uma decisão rápida e precisa no momento certo.

segunda-feira, 25 de abril de 2011



PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA

        Na atualidade, um dos grandes problemas que ocorrem nas organizações é a comunicação ( quando é exercida de forma errada ), ou a falta dela. Porém, esse assunto não tem sido tratado com a importância que deveria, pois os integrantes da empresa, em sua maioria,  acreditam na ideia de que a comunicação interna é um simples fator que não tem muita influência perante à organização.

       Com base em pesquisas realizadas nos Estados Unidos, houve a comprovação de que são poucos os chefes que conseguem se comunicar de forma clara e objetiva com seus colaboradores, o que tem refletido na produtividade e lucratividade das empresas, onde tem ocorrido uma queda significativa. Além disso, quando o funcionário tem acesso a informação de maneira transparente e adequada a situação, torna-se mais fácil a compreensão e até mesmo a possibilidade de um feedback entre o administrador e o subordinado, facilitando a resolução de determinado problema.
       Alguns erros comuns que dificultam a comunicação dentro das organizações:
  • Não ter entendido, e não perguntar: esse erro pode acontecer por medo da reação da outra pessoa. O melhor nesse caso é pedir para que a pessoa fale novamente!
  • Entender, e não responder: falaram com você? Responda. Não deixe as pessoas ficarem em dúvida quanto a sua resposta!
  • Falar rapidamente, e não esperar pela resposta: esse erro pode ocorrer pela pressa do dia-a-dia. Atitudes assim podem causar desconforto no interlocutor!
  • Não ser claro e objetivo: ficar "enrolando" não ajuda na comunicação. Procure falar sempre objetivamente sobre seu assunto! 
      Por esses e outros motivos, é necessário dar ênfase a comunicação interna nas empresas para que haja um avanço nas questões estruturais, de forma estratégica e bastante positiva no que diz respeito a organização como um todo.