segunda-feira, 23 de maio de 2011




QUAL O ESPAÇO DA COMUNICAÇÃO NO ORNOGRAMA DA ORGANIZAÇÃO?



  Esta pergunta não é novidade no mundo das organizações. Ao contrário, é um tema bastante discutido na atualidade em encontros, palestras, seminários e até mesmo em conversas do cotidiano de colegas de trabalho. A resposta poderia ser simples como: Recursos Humanos (atualmente Gestão de Pessoas), Marketing, Comunicação Interna e Presidência, estes são setores mais ligados a comunicação de uma organização, mas será que só se aplica a estes setores? O que se vê hoje é uma inter-relação de todos os setores da organização envolvidos de forma harmoniosa e em sincronia, ou pelo menos essa é a proposta que nem sempre é alcançada na sua totalidade.
  A comunicação deixou de ser um sistema fechado nas empresas, restrito apenas a um setor exclusivo, pois a mesma passou a ser uma cultura, postura incorporada dos membros envolvidos, afinal é impossível não estar rodeado de alguma forma de comunicação e que não se faça uma absorção ainda que pequena deste contexto. Não há dúvidas de que a comunicação é, antes de tudo, um diferencial que agrega muitos valores para qualquer profissional independente da sua área de atuação.
  Os gestores na sua maioria tem um papel muito importante no incentivo e implantação dessa cultura mútua de comunicação. A comunicação interna nas organizações deve deixar de ser uma área isolada e se transformar em fator comum e natural, onde cada funcionário deve se tornar um agente de comunicação, todos devem se comprometer em disseminar a comunicação de forma clara, e os profissionais especializados, estes sim podem se tornar consultores, orientadores, ajudando a dar mais qualidade, aperfeiçoamento e fluidez no processo.
  Tornar a comunicação interna itinerante na atualidade é uma missão desafiadora em todas as organizações. Isso sem dúvida é um dos passos para se alcançar o sucesso na comunicação empresarial.

   Sônia Favaretto,