domingo, 8 de maio de 2011

CONCEITO DE PÚBLICO NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

   
  Público nas organizações diz respeito ao grupo que desfruta de uma ampla liberdade de informação com ampla oportunidade de discussão e que se volta para uma organização a fim de externar
  Nas organizações existem vários tipos de públicos: o publico interno, referente a todos os empregados da empresa, até mesmo de uma família, o publico externo que são todos os grupos que utilizam os serviços de uma empresa como, por exemplo, imprensa, consumidores, entidades, concorrentes e outros, o publico misto que são os acionistas, distribuidores, fornecedores, ou seja, são os públicos internos e externos. Esses tipos de públicos são de extrema importância nas organizações para que possam ser conhecidas as suas opiniões, atitudes e reações frente aos atos e políticas das organizações.
  Além do conceito de público já visto, podem ser destacados alguns outros como: 
 - Públicos financeiros - Influenciam a capacidade da empresa de obter fundos, empresas de investimento e acionistas são os principais públicos financeiro.
 - Públicos de mídia - Divulgam novidades, notícias e opiniões editoriais.
 - Público geral - A imagem que o público tem da empresa isso afeta as decisões compra. Conhecer os tipos de públicos colabora para que  os profissionais da  comunicação possa resolver, e tomar medidas, com o objetivo de que haja uma maior interação entre os órgãos organizacionais e seus públicos.

MONTEIRO, Graça. <Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB>. Agosto de 2003. Acesso em 06/05/2011.