segunda-feira, 27 de junho de 2011

Elementos da Comunicação – Parte 2


Como havíamos prometido vamos dar seguimento a segunda parte da postagens sobre os Elementos da Comunicação do ponto de vista prático.
Hollerith não é uma palavra muito comum de ser ouvida no cotidiano, porém está muito presente no seio organizacional, na sua tradução do inglês seria “ modelo de documento “ , especificamente se trata de contracheque. São mensagens colocadas nos comprovantes de remuneração pelos serviços prestados, lembretes, saudações rápidas, é recomendado evitar o seu uso, caso a remuneração seja até então uma controvérsia no momento. Este preza pela sua garantia de leitura, é um instrumento de apoio e possui circulação mensal. O manual de integração tem por finalidade integrar o colaborador ao ambiente de trabalho, apresenta no seu escopo os direitos, deveres, normas internas e benefícios, são instrumentos de autoria do RH(recursos humanos). Este instrumento deve apresentar linguagem adequada, um atrativo visual com boa qualidade gráfica,  informações como saúde, férias e recreação, treinamentos, alguns dados sobre a organização, boas vindas, regulamente(código de ética) e planos de carreira e salarial. Existem também outros tipos de manuais como : manual de redação e estilo e manual de identidade visual. O jornal mural é essencialmente um jornal no formato de mural, contém informações com características de matérias jornalísticas, possui textos mais aprofundados, informações diversas sobre a organização direta ou indireta. O jornal mural deve-se também encontra numa posição estratégica(onde todos possam visualizar), uma ampla cobertura sobre a organização atual, formato inovador, um bom layout, periodicidade, uma criação de identidade como o nome do jornal em específico e editoriais fixas. O shouse-organs são publicações internas, ou seja, produzidas pela organização, também conhecidos como “ periódicos de empresa “ ou “ publicações “, poder do tipo boletins( poucas páginas, poucos temas, acabamento simples e próprio para informações imediatas), ela é a mais elementar das publicações, possui periodicidade curta e segue uma gama de regras jornalísticas ;  jornais que são veículos eminentemente institucional, forma um conselho editorial permanente e requer um amplo planejamento editorial;  revistas são um veículo sofisticado, com alta qualidade gráfica, periodicidade maior, faz uma ampliação do universo do conteúdo e possui um conteúdo de interesse permanente. O vídeo institucional possui algumas características interessantes quanto o seu uso, ele cristaliza em imagens, a apresentação da organização, possui múltiplas potencialidades e dar uma flexibilidade de diversos usos, tem uma grande aspecto positivo que é a linguagem televisiva. A intranet é uma rede coorporativa interna capaz de elevar a qualidade dos informes. Esta induz uma redução de formulários e de matérias impressos(aspecto ambiental e de custo positivo), possui portais coorporativos como imagem, áudio e vídeo em interação multimídia. É um grande e e interessante instrumento de apoio, não extingue outros veículos apresentados anteriormente e desperta hábitos, criando uma cultura. Seu conteúdo são basicamente dados sobre a organização, departamentalização como divisão e informativos diversos, informações administrativas e também uma “ fale conosco” ou  “ fale com o presidente “ , mostrando assim uma forma de comunicação de vários níveis hierárquicos da organização.
Depois de vermos estes variados elementos da comunicação, quais deverão ser escolhidos ? Quais são os melhores a serem utilizados ? Uma outra questão a ser abordada é a relação entre : investimento, qualidade, quantidade, freqüência, intensidade e agilidade. O melhor veículo então é aquele capaz de atingir a maior parte dos públicos visados, do modo mais impressivo, mais rapidamente, ao menor preço. Deve também possuir qualidades como : planejamento estratégico, agregação de valores intangíveis, reforço da reputação e sintonia de interesse público e privado. Outra variável importante é o planejamento editorial qual consiste em : uma linha editorial, formatos(papel, páginas, título, cores, diagramação, fonte), tiragem, periodicidade(semanal, mensal), circulação(público alvo), distribuição, produção, pauta, elaboração da “ boneca “ e avaliação. Os tipos de matérias que podem ser empregadas, notícias, editorial, artigo, entrevista e reportagens. Outros elementos importantes, expediente( nome da organização, equipe responsável, endereço, gráfica, número, data da publicação e contato) e Seções( cartas, passatempos, horóscopo e humor). Espero que tenham gostado.
Eliezer Cruz,

domingo, 26 de junho de 2011





Endomarketing 


É o conjunto de atividades humanas dirigidas a satisfazer as necessidades e desejos dos clientes internos (empregados) e os interesses organizacionais, em um processo de troca, em que deve ocorrer simbiose equilibrada e consciente para ambas as partes, com resultado sinérgico (Ribeiro, 1993:73).
No endomarketing os empregados são o primeiro mercado para a organização, o ato de constantemente atrair, motivar, desenvolver e reter empregados qualificados através de trabalhos que satisfaçam suas expectativas, trata-los como clientes preferenciais, utilizar instrumentos e técnicas de marketing, divulgar a empresa e seus objetivos junto aos trabalhadores, integrar marketing e RH, o caracterizam.
Com a utilização do endomarketing, é esperado a melhoria em relação a comunicação, troca, valorização e reconhecimento do empregado, fortalecer a parceria entre empresa e funcionarios e promover a convergência entre os objetivos humanos e os objetivos organizacionais, na busca da eficiência. 
A valorização do talento se torna importante para as empresas que desejam praticar o endomarketing, os gestores precisam pensar em seus funcionários como pessoas de marketing, clientes, eles precisam conhecer os clientes internos, influencia-los a trabalharem em equipe, avalia-los e, de acordo com a avaliação, recompensa-los.
A opinião do público interno tem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Partindo desse princípio, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing. Afinal, funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contra-propaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão "vendê-la" para o cliente externo.
Essa atitude estratégica visa dar aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para atender aos clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da companhia, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e, principalmente, qualificação do funcionário, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço da empresa onde atuam. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo ou uma imagem negativa pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto.
A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma conseqüência do endomarketing.