terça-feira, 17 de maio de 2011


  O QUE OCORRE QUANDO HÁ "FALTA" DE COMUNICAÇÃO ENTRE DIFERENTES COLABORADORES DE UMA EMPRESA? 
 

   Quem nunca ficou na dúvida sobre a melhor forma de mandar uma mensagem dentro da empresa?
   Uma das falhas que ocorrem dentro das organizações, é a falta de entendimento entre as diversas pessoas que trabalham em diferentes setores, criando situações inusitadas sobre a mensagem que deveria ser emitida de forma clara e objetiva e, no entanto algumas vezes o receptor (por erros de comunicação) não compreende de forma correta. Esse tipo de erro na comunicação pode comprometer toda estrutura da empresa, a depender da gravidade do erro.
   Portanto, se faz necessário que as mensagens emitidas por determinado setor à outros setores seja repassada de forma mais objetiva possível, para que não haja a possibilidade de várias interpretações sobre um único assunto.

Clik na imagem para ver em tamanho maior.

» Brincadeira feita pelo site Project Cartoon para demonstrar no que resulta a ausência de objetividade entre os funcionários de uma empresa, e até com o próprio cliente:

domingo, 15 de maio de 2011

DICAS PARA O MELHORAMENTO DA COMUNICAÇÃO INTERNA E SEU OBJETIVO
Entrevista com Mário Persona / Comunicação Interna



 Nesta entrevista com Mário Persona, palestrantes, professor, consultor de comunicação estratégica e marketing, é  citada a falta de preocupação das empresas com a comunicação interna e a pouca atenção dada a ela. Em um post feito neste blog sobre problemas na comunicação, é mostrado os problemas que a má comunicação nas organizações geram. É nesse contexto, que fiz uma pesquisas  para melhorar a comunicação interna.
Dicas: Identificar, solucionar e aperfeiçoar.
Dica 1-> levantamento de informações. por exemplo, ver qual é o publico alvo, realizar pesquisas;
Dica 2->Definir as medidas adotadas para uma boa comunicação. (
Dica3-> Se relacionar mais com os colaboradores (treinamentos na efetivação dos funcionários).

  Essa medidas, tem o objetivo de tornar o fluxo de informações qualificado, obter uma  boa relação entres funcionários e a melhor imagem da empresa para o público externo, afinal de contas a comunicação externa é melhor vista se a comunicação interna for satisfatoria. De dentro para fora.