sexta-feira, 3 de junho de 2011


  A COMUNICAÇÃO UNE A FAMÍLIA

   Para poder ser abraçada toda a área da comunicação interna, eu considerei que a comunicação no ambiente familiar (em casa), é de grande ajuda para influenciar em um melhor resultado nas comunicações organizacionais. É claro que não existe uma regra básica para melhorar a comunicação em uma família. Cada família é um mundo distinto, uma linguagem única. O que deve ser usado como fonte de melhorar a comunicação dentro de uma família, é à vontade, o interesse, e a disponibilidade por parte dos seus membros, para que essa comunicação possa se melhorara  dentro da medida do possível desse ambiente familiar, para que assim possa ser produzida uma maior união e integração entre os membros dessa família.
   Uma boa maneira de se aumentar à comunicação entre os membros de uma família, é, por exemplo: os jantares em família, uma vez que todos os membros dessas famílias poderão estar reunidos juntos a mesa, o que facilitará uma maior comunicação e uma melhor integração social entre todos os membros dessa família. Outra maneira boa de aumentar a comunicação entre os membros de uma família são as reuniões e os passeios semanais onde é permitido, aos membros dessas famílias, partilharem de diversas opiniões, permitindo que aja uma maior comunicação entre os seus membros, reduzindo-se assim as incertezas e as ambiguidades.
   Por isso que devemos levar em consideração, que uma boa comunicação interna é uma das melhores maneiras para que se possa ser promovida à união entre os membros de uma família. O bom relacionamento entre os integrantes da família pode ser refletido no ambiente de trabalho, fazendo com que a comunicação entre os colaboradores de uma empresa seja de uma interatividade bem sucedia e de um relacionamento mais agradável.

segunda-feira, 30 de maio de 2011


A IMPORTÂNCIA DA REDAÇÃO EMPRESARIAL NA COMUNICAÇÃO INTERNA


   Se define como redação empresarial documentos e textos  redigidos no ambiente da empresa, como cartas, ofícios, atas, contratos, etc. que possuem como finalidade a comunicação entre os membros da mesma.

  A comunicação empresarial deve ser feita de forma clara e objetiva, impedindo assim possíveis erros de entendimento entre o gestor e os receptores da mensagem. Os documentos internos são usados na divulgação de decisões, para solicitações e também estão relacionados a função estratégica da empresa, influenciando no desenvolvimento, na lucratividade e estabilidade da  mesma.
   Na redação empresarial se deve respeitar o uso adequado da gramática, possuindo objetividade, clareza e uniformidade, além de evitar o uso de vícios de linguagem, chavões, tautologias, ou seja, repetições viciadas, coloquialismo, jargão técnico fora do contexto e verbosidade, complicar o que pode ser dito de forma simples e direta. 
   A comunicação interna ocorre geralmente de forma informal entre os membros da empresa, podendo distorcer as mensagens passadas. Sendo assim, a redação empresarial é utilizada para evitar estas distorções, de forma mais rebuscada e objetiva.


Bibliografia:
GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 2° ed. São Paulo: Makron Books, 2002.
MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. Sao Paulo: Atlas, 1989.