Endomarketing
É o conjunto de atividades humanas dirigidas a satisfazer as necessidades e desejos dos clientes internos (empregados) e os interesses organizacionais, em um processo de troca, em que deve ocorrer simbiose equilibrada e consciente para ambas as partes, com resultado sinérgico (Ribeiro, 1993:73).
No endomarketing os empregados são o primeiro mercado para a organização, o ato de constantemente atrair, motivar, desenvolver e reter empregados qualificados através de trabalhos que satisfaçam suas expectativas, trata-los como clientes preferenciais, utilizar instrumentos e técnicas de marketing, divulgar a empresa e seus objetivos junto aos trabalhadores, integrar marketing e RH, o caracterizam.
Com a utilização do endomarketing, é esperado a melhoria em relação a comunicação, troca, valorização e reconhecimento do empregado, fortalecer a parceria entre empresa e funcionarios e promover a convergência entre os objetivos humanos e os objetivos organizacionais, na busca da eficiência.
A valorização do talento se torna importante para as empresas que desejam praticar o endomarketing, os gestores precisam pensar em seus funcionários como pessoas de marketing, clientes, eles precisam conhecer os clientes internos, influencia-los a trabalharem em equipe, avalia-los e, de acordo com a avaliação, recompensa-los.
A opinião do público interno tem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Partindo desse princípio, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing. Afinal, funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contra-propaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão "vendê-la" para o cliente externo.
Essa atitude estratégica visa dar aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para atender aos clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da companhia, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e, principalmente, qualificação do funcionário, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço da empresa onde atuam. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo ou uma imagem negativa pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto.
A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma conseqüência do endomarketing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário