quarta-feira, 27 de abril de 2011


LIDERANÇA NA COMUNICAÇÃO INTERNA

  Quem nunca brincou de " telefone sem fio " quando era criança ? Que atire a primeira pedra, se formos ver o nosso cotidiano, podemos afirmar que esta ainda é uma prática muito comum nas nossas vidas, tanto pessoais, quanto profissionais. A Comunicação Interna nas organizações ainda é um obstáculo a ser enfrentado na busca da qualidade das informações passadas em todos os níveis. As notícias nem sempre são passadas de forma clara e coesa, por isso ocorre muitas distorções causando muitas vezes grandes problemas entre as pessoas. Uma grande prova disso é a chamada " rádio peão" tão disseminada nas organizações atuais, gerando um palco de fofocas, rumores e fatos contraditórios.

  Ao contrário do que se pensa trabalhar a forma como o fluxo de informações são transmitidas de maneira clara é de extrema importância em todas as estruturas organizacionais. Afinal a Torre de Babel pode acabar se transformando na Torre de Pisa.

  É justamente neste contexto que se faz necessário e presente a figura da Liderança nesse processo, visto que a sua colaboração é vista de forma coerente e impôe credibilidade para as pessoas de um grupo. A seguir iremos enumerar algumas práticas que podem ajudar a melhorar de modo significatico o processo de comunicação a serem adotados pela liderança :

1- O Gestor deve ser o principal dissesminador das informações oficiais para gerar confiança no que se é passado, evitando assim ruídos, distorções, fofocas e etc ;

2 - Fazer uso regular de reuniões com suas respectivas equipes ;

3 - Criar grupo de agentes de comunicação interna com um representante de cada departamento auxiliando assim a propagação das informações :

4 - A comunicação é uma via de mão dupla, passar a informação é importante, mas também é muito mais importante deixar livre a exposição para tirar dúvidas sobre os assuntos passados, saber ouvir também é uma parte muito diferenciadora do processo ;

5 - Deixar disponível as informações em outros dispositivos de circulação como ; murais de departamentos, e-mails corporativos, intranet e outros ;

  A seguir veja um exemplo de como se faz Comunicação Interna através da Liderança na prática com o trecho do filme " A Fuga das Galinhas " , nele é possível identificar várias posturas que um verdadeiro líder deve ter, levando os exemplos para o dia a dia de uma organização. A galinha chefe tem o ar de liderança, e isso fica claro do começo ao fim do vídeo. Ela apresenta idéias brilhantes, tem capacidade de motivar seu grupo, sabe se expressar e transmitir as informações necessárias e, principalmente sabe tomar uma decisão rápida e precisa no momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário